Descubra Seu Perfil

Você sabe como você aprende? Você sabe quantas horas precisa se dedicar para ter um bom resultado? É melhor ter aulas em grupo, aulas individuais ou estudar sozinho?
A melhor resposta para essas questões variam de aluno para aluno, leia o artigo  e descubra o seu perfil.

Aulas em turmas (acima de quatro alunos)

Tem que ser um aluno sociável, fácil de enturmar e que se sente muito mais estimulado com um grupo com outros alunos do que ficar em uma sala só com o professor. Na teoria da Múltipla Inteligência pode-se dizer que esse tipo de aluno tem uma Inteligência Interpessoal.
O fato de serem pessoas sociáveis significa que farão alianças com seus colegas de turma e sentiram certa responsabilidade para continuar vindo para as aulas. Isso com certeza terá um efeito positivo em seu progresso.
Esse tipo de aluno não tem nenhum objetivo de aprendizagem especifico. Significa que é o menos provável para perder a motivação ou se sentir desapontado quando o curso não preencher suas necessidades e expectativas.
            Com frequência dizem que querem apenas ficar mais fluentes e são divididos em dois grupos: Sequenciais e Analíticos.

Sequenciais São excelentes em matemática, gostam de dominar um conceito ou ideia antes de partir para o próximo passo e gostam de achar uma progressão lógica para as coisas. Encaixa perfeitamente com o método oferecido pela a maioria das escolas.

 Analíticos: Gostam de prestar atenção nos detalhes e gostam de entender as regras e sistemas. Na teoria da Múltipla Inteligência pode-se dizer que esse tipo de aluno tem uma inteligência matemática lógica. Em uma turma com vários alunos é ideal para esse tipo de perfil. Funcionara muito bem com aulas que dão forte ênfase em regras como, por exemplo, a aula de gramática aplicada na maioria das escolas.


Aulas individuais ou Pequenos grupos (até 4 alunos)

Nesse caso a motivação é “Instrumental”. – O aluno quer melhorar seu inglês para se qualificar para um cargo melhor, viajar, novas oportunidades no mercado etc.
 O fato de sua motivação ser Instrumental, significa que o aluno tem objetivos de aprendizagem mais específicos. Objetivos no qual estão relacionados ao trabalho ou pessoal. Em uma aula com conteúdo geral esse tipo de aluno pode sentir que suas necessidades não estão sendo alcançadas.
            É um aluno ansioso em aprender. Esta sempre se apresando para ser o primeiro. É um aluno extremamente dedicado e também esta dividido em dois grupos: Holístico e Verbal.

Holístico: Não se importam se o curso não parece ter uma sequencia ou se não é um curso pré-montado que ela deve seguir.
Significa que o professor pode fazer uma análise das necessidades e ensinar especificamente essas necessidades sem se preocupar muito em seguir um programa pré-definido ou os itens de língua prescrita na forma tradicional.

Aprendiz Verbal: É o tipo de aluno que gosta de falar bastante. Nos diálogos e conversações eles buscam o entendimento. É o aluno que fica fazendo varias perguntas e não para de falar. Aula individual é o que melhor cabe para esse perfil. É ideal para uma situação de classe privada já que o aluno irá se beneficiar de simples explicações do professor. Em uma situação de sala de aula em grupo, o método é geralmente indutivo (por exemplo, "descoberta guiada"), em que os alunos muitas vezes tentam resolver as coisas por si mesmo, muitas vezes através de trabalho em grupo. Em tais situações, as explicações em linha reta do professor são geralmente desaprovadas, mas em um ambiente individual de aprendizagem, o aluno verbal pode se beneficiar dessa possibilidade. Também tem uma motivação extrínseca (ou seja, proveniente de forças externas) significa que o aluno sente certa pressão para aprender. Ele, portanto, tem um pouco de "pressa" para chegar a algum lugar mais rápido, e em uma situação de sala de aula, como muitos de nós sabemos, isso pode demorar um longo tempo até acharmos que tenha chegado em algum lugar. Em outras palavras, é mais provável que esse aluno  tenha uma perda de motivação em um ambiente com grupo muito com mais de 4 pessoas.


Sem aulas

Uma situação de sala de aula em grupo e uma situação de aula privada não são as únicas possibilidades de aprendizagem. Há uma terceira: a situação de SEM-aula.  Algumas pessoas podem realmente sentir aleijado em qualquer grupo ou em ambientes de classe privada.
Esse perfil tem inteligência "intrapessoal". É aluno da sua própria aula, realmente não querem trabalhar com outros estudantes. Querem trabalhar por conta própria e em seu próprio ritmo.
O fato de ter uma Inteligência Intrapessoal significa que, em uma situação de grupo vai se sentir constrangido pelos outros. Vai ouvir um trecho de um áudio que um professor desempenha, por exemplo, e vai querer ouvir para si e outra vez. Não só isso, ela terá que fazê-lo sem a intervenção de um professor (e muito menos outros alunos), que só vai ser um incômodo e uma interrupção de seus processos de pensamento. Estão divididos as 3 grupos: Intuitivo, Holístico (ou global) e Reflexivo.

Intuitivo: Pode descobrir as coisas por conta própria, e prefere fazê-lo de sua maneira. Gosta de formar suas próprias hipóteses sobre as coisas e, em seguida, tentar utiliza-las. Pode fazer o mundo sua sala de aula. Isso também significa que dentro de qualquer tipo de sala de aula - privada ou de outra forma - ela vai se sentir como um peixe retirado do enorme oceano e preso em uma pequena aquário redondo. Ela sabe que pode simplesmente olhar para um outdoor em Inglês e aprender mais com ela do que ela provavelmente faria em uma hora e meia de aula formal.

Holístico (ou “global”): Odeiam "regras" e de sequencia. Não se importa que a aprendizagem seja "caótica” - de fato, ela pode prosperar nele. Pessoas assim pode se sentir extremamente limitada, tanto no ambiente de grupo como em aulas individuais.

Reflexivo: Gosta de ouvir e ler muito, e pensar sobre a relevância pessoal do assunto. Pode abstrair esse assunto (também chamado de "independência de campo") e explora-lo para que possa usá-lo em seu dia-a-dia.
            Na maioria das salas de aula, não será dado tempo suficiente de material para satisfazer sua sede de conhecimento e compreensão. Enquanto o resto da turma está totalmente convencido de que ao responder as perguntas "compreensão" que tenha entendido um texto, esse tipo de aluno vai querer mergulhar mais e pode até mesmo se concentrar em uma palavra ou colocação particular. Então vai procurá-lo no dicionário e vai se lembrar que ela ouviu em algum outro lugar, talvez em uma canção. Então ela vai pensar sobre o equivalente em Português e quão útil é a palavra, e pode até mesmo imaginar usá-lo em um diálogo, talvez até pretenda utilizá-lo mais tarde no mesmo dia com um amigo pela Internet.
            Infelizmente, mesmo em uma aula individual, ela vai se sentir um pouco de pressão para "seguir em frente" na aula, e o professor geralmente não sabe como oferecer a autonomia das necessidades dos alunos reflexivos.

Estas dicas são entendidas como diretrizes e não regras rígidas e rápidas. Independentemente disso, eu espero que você ou alguém que você conhece possa acha-las útil.

            Então, aí está: sala de aula, aula particular ou independente? A escolha é uma questão pessoal, e muitas vezes as pessoas podem descobrir isso por si mesmo ou ter uma ajuda adicional na forma desse Quiz.


QUIZ


1. Quando vou a uma festa, eu tendo a...

a) participar de conversas em andamento.

b) iniciar uma conversa com alguém que eu conheço.

c) principalmente escutar as conversas de outras pessoas.

d) Todas as alternativas acima

2. Quero aprender Inglês porque ...

a) Eu quero ser capaz de falar suficientemente bem em situações gerais, tais como viagens e conversa simples.

b) Eu quero ser muito fluente, especialmente em situações específicas que eu preciso para o trabalho.

c) Eu quero sentir parte do grande "Mundo do Inglês", e eu quero realmente aprender a língua muito bem.

d) Todas as alternativas acima

3. Quando compro um novo produto, Eu tendo a...

a), seguir as instruções passo-a-passo para o uso.

b) ler as instruções, mas pular umas partes para chegar às etapas mais importantes.

c) acredito que eu sou inteligente o suficiente para descobrir por conta própria como funciona. Se eu ver que estou atrapalhado, leio as  instruções.

d) Todas as alternativas acima

4. Quando estou em uma festa e alguém me convida para dançar, mas eu não estou familiarizado com o estilo (por exemplo, salsa, tango, etc), eu costumo...

a) recusar, porque eu não sei os passos e gostaria de pelo menos saber o básico antes de me envergonhar na frente de todos.

b) experimentar, mas vou pedir ao meu parceiro um monte de orientação.

c) Vou porque gosto da musica e provavelmente vou conseguir pelo menos "fingir".

d) Todas as alternativas acima

5. No trabalho (ou na escola), eu sinto que ...

a) da minha classe / trabalho companheiros dependem de mim. Eu sou importante de alguma forma.

b) tendo a fazer o meu trabalho melhor quando eu estou autorizado a fazer as coisas do meu jeito. Meu caminho é geralmente o melhor.

c) às vezes eu sou mal interpretado como um esnobe ou presunçoso, simplesmente porque eu não participo tanto quanto os outros, mas eles não entendem o que está acontecendo na minha cabeça.

d) Todas as alternativas acima

6. Quando alguém me dá orientações verbais para um destino, e eu não entendo...

a) Eu vou pedir para repetir, e talvez pedir para me desenhar um mapa.

b) Eu vou repetir o que eu entendi de volta para verificar se há confirmação. Eu normalmente não preciso de um mapa.

c) Às vezes eu vou fingir que entendi e pedir a alguém na estrada, ou mesmo tentar descobrir sozinho.

d) Todas as alternativas acima.

7. Quando eu viajo, eu tendo a preferir...

a) ter algum tipo de itinerário definido.

b) negociar um itinerário entre mim e meu parceiro de viagem.

c) apenas ir e descobrir coisas por conta própria. Eu não me importo de viajar por conta própria, e às vezes prefiro.

d) Todas as alternativas acima  
8. A idéia de viajar com um grupo em um pacote turístico...

a) agrada-me um pouco, porque eu iria me sentir seguro e ter a sensação de que as coisas foram decidas por mim.

b) não me agrada, porque às vezes eu provavelmente iria querer que desviar, e fazer algo longe do grupo.

c) é algo que eu consideraria, talvez pela primeira visita a um local muito exótico, mas depois eu quero voltar sozinho para revisitar minhas partes favoritas e explorar por conta própria.

d) Todas as alternativas acima
9. Se eu for a um restaurante, onde eu nunca estive antes...

a) Eu pediria uma recomendação e ia considerá-la.

b) Eu costumo estudar o cardápio com muito cuidado, e, muitas vezes, faço perguntas específicas ao garçom sobre os pratos.

c) Eu geralmente leio tudo no cardápio, sei que vou encontrar algo que me atraia e experimentá-lo.

d) Todas as alternativas acima

10. Em termos de nível, eu diria que eu sou...

a) básico.

b) intermediário.

c) avançado.

d) fluente.

Este questionário não é de nenhuma maneira cientificamente testado, mas é baseado em princípios pedagógicos.


Em geral, se você respondeu a maior parte...

A - Você provavelmente terá melhores resultados fora de uma situação de sala de aula  em grupos.

B - Você provavelmente teria um bom resultado em um ambiente de ensino privado.

C - Terá mais sucesso fazendo do mundo sua sala de aula e fazer as coisas de forma independente.

D - Você provavelmente pode se dar bem em qualquer das situações de aprendizagem, o que significa que você pode querer fazer um pouco de todos eles (dependendo de suas necessidades).


No comments:

Post a Comment